Video Laparoscopia Cirúrgica




Funcionando como uma extensão do procedimento de diagnóstico, a vídeo laparoscopia cirúrgica nada mais é do que o tratamento da anormalidade vista na laparoscopia diagnóstica. Quando ela é realizada, são necessários instrumentos adicionais, e outras duas incisões podem ser feitas para melhor manusear o órgão.

Além da vantagem de não precisar abrir o abdômen, a vídeo cirurgia traz outras vantagens: rápida recuperação, permitindo à paciente um retorno mais rápido às suas atividades, a identificação exata da área doente, permitindo apenas a retirada da área lesada, e conservando a parte sadia do órgão. Além disso, o fato de não necessitar abrir o abdômen e a curta permanência no hospital, praticamente eliminam a possibilidade de infecção hospitalar e a paciente recebe alta em até 8 horas.

Este tipo de procedimento é geralmente utilizado para tratar miomas uterinos, aderências, endometriose, cisto de ovário, gravidez nas tubas, ou até mesmo cirurgias para a retirada do útero (histerectomia), ovário e trompas ou correção de incontinência urinária.