Artigos



Video Laparoscopia - Cirurgia Minimamente Invasiva



A Clinimater é a primeira clínica de Santos a utilizar este método.

A Video Laparoscopia é uma técnica que se realiza com uma pequena incisão na região abdominal onde se coloca uma ótica acoplada a uma micro-câmera com monitor e através dele se permite a visualização dos orgãos pélvicos (útero, ovários e tubas), permitindo aumentar a visão em até 20 vezes.

Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar, assim, um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes. As indicações podem ser diagnóstica na área de infertilidade, dor pélvica aguda e crônica, endometriose, gravidez ectópica, estudo de anomalias congênitas e miomas.

As aplicações terapeuticas podem ver: lise de aderências; esterelização (planejamento familiar); ooforectomia (retirada de ovário); miomectomia (retirada de mioma); cromotubagem (pesquisa de permeabilidade das tubas); cistectomia (retirada de cistos de ovário); biopsia peritoneal, ovariana; tratamento de endometriose.