Artigos



Video Histeroscopia - Cirurgia Minimamente Invasiva



 A Video Histeroscopia é um método que permite a visualização direta do interior do útero. Trata-se de uma visão endoscópica, direto do canal cervical (colo uterino) e da cavidade uterina (endometrial). Este procedimento permite uma visão segura e até mesmo o tratamento de doeças localizadas nesta região. 

Esse procedimento é indicado no estudo da infertilidade feminina, no diagnóstico de sangramento uterino anormal (menstruação exagerada ou fora do tempo), em casos de anormalidades uterinas (má formação uterina), na elucidação de alterações observadas na ultrassonografia sugestiva de tumores malignos e na localização e retirada de DIU.

As cirurgias são indicadas em casos de miomas, pólipos, aderências, redução endometrial (em caso de hemorragia uterina), biópsias dirigidas em casos de hiperplasias (suspeita de cancêr de endometrio), etc. Antes da cirurgia, é necessário que a paciente tenha passado pela histeroscopia diagnóstica. A avaliação do risco cirúrgico é feita como em qualquer procedimento, considerando-se as peculiaridades da operação a ser realizada, o tipo de anestesia e o meio de distensão a ser utilizado.