Artigos



Síndrome dos Ovários Policísticos



A Síndrome dos ovários policísticos, também conhecida pela sigla SOP,  é um distúrbio hormonal comum nas mulheres em idade reprodutiva, levando à formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho.

Os primeiros sintomas da síndrome dos ovários policísticos geralmente acontecem logo após a primeira menstruação. Em alguns casos, a doença se desenvolve mais tarde, durante os anos reprodutivos.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, assim como a gravidade. Menstruação anormal, com intervalos menstruais de 35 dias e menos de oito ciclos menstruais por ano; Níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos), resultando em características físicas como excesso de pelos faciais e no corpo, acnes e calvície de padrão masculino, e pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia são os principais sintomas.

A causa exata da síndrome é desconhecida. O diagnóstico e o tratamento precoces podem reduzir o risco de complicações de longo prazo, tais como infertilidade, obesidade, diabetes do tipo 2 e doenças cardíacas.

Procure um ginecologista para realizar os exames necessários, sua saúde merece sua atenção.