Artigos



Pólipos Uterinos



Pólipo uterino consiste em um crescimento excessivo de células na parede interna do útero, formando bolinhas semelhantes a cistos que se desenvolvem para o interior do útero, causadas por alterações hormonais, podendo evoluir em tamanho e número. 

O principal sintoma é a alteração do ciclo menstrual, com sangramentos prolongados ou fora do período. A infertilidade é outro indício importante, pois o pólipo representa uma barreira física e pode impedir a nidação (momento de implantação do embrião no útero). ​​No entanto, a maioria dos pólipos endometriais pode permanecer sem nenhum sintoma.

O diagnóstico deve ser feito através de diversos exames, como a ultrassonografia transvaginal e, nos casos mais difíceis de identificação, recomenda-se a histeroscopia diagnóstica: o exame é mais complexo, porém permite um diagnóstico mais preciso, realização da biópsia e até mesmo a remoção do pólipo. ⠀

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar maiores complicações, uma vez que os pólipos podem evoluir para um câncer. Por isso, mantenha suas consultas em dia e programe checkups regulares com o seu ginecologista.