Artigos



Miomas



Miomas são tumores benignos localizados no útero, sendo um distúrbio hormonal que causa um enovelamento das fibras musculares e assim, forma nódulos nesse órgão. Possuem uma coloração esbranquiçada e sua consistência é firme. Em sua maioria, os miomas são múltiplos e ocorrem no auge da fase reprodutiva até a chegada da menopausa.

É uma doença que afeta cerca de 50% das mulheres, em sua maioria de pele negra. Outros fatores, como, a obesidade e nunca ter tido filho,  podem elevar a chance de propensão ao desenvolvimento de miomas.

A maioria das mulheres não apresentam sintomas, mas dependendo do tamanho, da quantidade e da localização do mioma é possível apresentar sintomas como: sangramento uterino anormal, dor no abdomên, dificuldade para engravidar, dor pélvica com hemorragia, entre outros. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico e é realizado de acordo com o histórico da paciente e da quantidade e tamanho dos nódulos.

Cerca de 80% das mulheres descobrem que possuem miomas em exames de rotina, tais como ultrassons e exames ginecológicos. Previna-se, coloque sua saúde sempre em primeiro lugar e conte com a CLINIMATER.